A GymStyle e o mercado de academias

      Em pesquisa recente,  a IHRSA  (International Health, Racquet & Sportsclub Association), associação que representa academias, clubes esportivos, spas, centros de saúde e fornecedores de equipamentos e serviços a nível mundial, constatou que o Brasil está entre os 10 países do mundo com maior número de academias de ginástica, perdendo apenas para os Estados Unidos. A pesquisa, realizada pela IHRSA/USA, mostra que temos um total de 23.400 academias, contra 29.960 do primeiro colocado.
    
      Tal crescimento deve-se ao entendimento de que exercício físico deixou de ser somente uma questão estética, mas sim de vida e saúde, tornando as academias mais populares e não mais apenas um reduto de pessoas que cultuam um corpo perfeito. E a tendência é só crescer, uma vez que a nossa classe C teve um significativo aumento de renda, tendo mais acesso a diversos serviços, dentre eles o de academias.

      Mais da metade deste mercado encontra-se na região Sudeste, principalmente no eixo Rio-São Paulo. A região Sul é responsável por outros 25% e os 25% restantes dividem-se entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sendo Brasília a cidade com o maior crescimento atualmente.

      Dados de 2005 mostram que o mercado de academias e a indústria de equipamentos de ginástica movimentou cerca de R$ 2,06 bilhões. Atualmente, o setor atende mais de seis milhões de pessoas, movimentando economicamente US$ 2,3 bilhões.

      Uma das contribuições para esse movimento econômico é o investimento pesado das academias em infraestrutura. Isso implica compra de equipamentos de ginástica, softwares de gerenciamento, controladores de acesso, etc.

      A IHRSA/Fitness Brasil, feira da qual a RWTECH participou nas duas últimas edições (13ª e 14ª), mostra esse crescente investimento. O evento apresenta o que há de mais moderno no mercado de fitness, desde fantásticas esteiras até roupas e acessórios pensados para o bom desempenho do aluno. Como o foco do evento é movimentar o mercado de Fitness, palestras e workshops são realizados, a fim de instruírem os gestores de acedemias a trabalharem o seu negócio, orientando também para as compras de equipamentos.

      Neste contexto, a RWTECH percebeu uma carência relacionada aos controladores de acesso,  que não são exclusivamente desenvolvidos para as academias de ginástica. Catracas convencionais fazem o controle de alunos e comunicam-se com softwares de gestão, que na grande maioria das vezes são desenvolvidos por  empresas que não fabricam o hardware, dificultando a integração.

      Partindo dessa análise, a empresa desenvolveu a GymStyle, um novo conceito em controle de acesso para academias, que possibilita a impressão da série de exercícios (treino) na entrada do aluno. A catraca é acompanhada de um software gratuito, que permite o gerenciamento de todos  os alunos,  podendo realizar seu cadastro  com  foto e digital, escolha de plano e modalidade, sistema de lançamento de pagamentos e relatórios gerenciais. O sistema permite também, efetuar diversos tipos de bloqueio de acesso, como: falta de pagamento, número máximo de entradas por semana e faixas de horário.

      A GymStyle teve grande aceitação durante as duas últimas edições da IHRSA/Fitness Brasil. Aceitação essa que gerou negócios, levando o sistema exclusivo para academias à várias regiões do Brasil. 

Image   

 

 

   

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: